quinta-feira, 2 de junho de 2011

Manicure, marketing e polêmica.

Após ouvir um comentário entre as alunas do curso de administrãção de salões de beleza, uma situação me deixou perplexa: uma das alunas fez o seguinte comentário:

Manicure para mim tem que olhar nos meus olhos somente para me dar bom dia, boa tarde ou boa noite, e permanecer muda durante todo o procedimento, se olhar nos meus olhos para me dizer qualquer coisa, eu cutuco as mãos dela para ela andar logo, pois não tenho paciência de permanecer muito tempo na cadeira de uma manicure.

O que mais me espantou nessa atitude foi que essa moça estava fazendo um curso de administração de salões de beleza porque ela queria montar um salão (ou manicômio?).
Não sei, só sei que fiquei imaginando como eu me comportaria caso tivesse contratado uma múmia para trabalhar para mim. Tudo bem, devemos ser ágeis, mas num mundo em que as pessoas falam tanto de humanidade, parece que os robôs são mais bemvindos... (ironia)

Parece que a época do profissional da beleza que me disseram que existia na época dos cursos que eu fazia deixou de existir, pois éramos considerados como "psicólogos" (entre aspas mesmo, pois não devemos desmerecer os profissionais psicólogos e nem qualquer profissional de qualquer área). A cliente muitas vezes vai ao salão para se descontrair, para até mesmo desabafar por falta de uma amiga leal.

O outro lado do assunto é o MARKETING: como é que uma múmia poderá fazer propaganda dos serviços oferecidos no salão? Aliás, eu detesto ser atendida por múmias.

Fiquei tão perplexa que entrei num blog em que as pessoas diziam exatamente a mesma coisa que essa aluna, e pensei: bem, se a pessoa não sabe entrar e sair de um lugar, e se é tão ignorante assim, uma boa proposta para esse tipo de gente seria MORAR NO MEIO DO MATO, e não ir ao salão de beleza.

O meu salão é um local em que as pessoas se encontram, se distraem, minhas clientes gostam umas das outras, fazem amizade lá, trocam telefones, entram umas nos orkuts das outras pois encontram lá um ambiente de calor humano.

E você? Qual é a sua opinião? Você prefere as múmias, os robôs, ou uma profissional que saiba se relacionar, vender os serviços e produtos do salão?


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